Portal do Governo Brasileiro
Inmetro-Surrs

Você está em: Institucional > Competência

Competência

divisor

Durante 16 anos, a execução das atividades metrológicas e de avaliação da conformidade no Rio Grande do Sul foi realizada pela Representação do Inmetro no Estado. Por meio do decreto 5842, de 13 de julho de 2006, foi criada a Superintendência do Inmetro no Estado do Rio Grande do Sul - Surrs, Órgão Descentralizado da Autarquia Federal, e com isso houve o surgimento de novos desafios institucionais.


De acordo com a superintendente Camila Herzog Koch, empossada em março de 2011, o papel da Surrs é estratégico. "Quanto à estratégia da instituição e às diretrizes governamentais, surgiu na época a necessidade de um novo posicionamento articulado face às demandas geradas pelo atendimento ao cidadão-usuário e à sociedade. Além de pertencer à estrutura regimental do Instituto, ao mesmo tempo, a Surrs trabalha em parceria com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - Inmetro (RBMLQ-I)", explica Camila, que conta com o suporte de servidores pertencentes aos sistemas de trabalho da área técnica e de apoio da Superintendência.


"Muitos padrões de trabalho têm a contribuição do Órgão Descentralizado para sua aplicação, a partir dos regulamentos técnicos e portarias elaboradas pela Dimel e Dqual. Outra interface importante é com a Cored, coordenação responsável pela harmonização desses procedimentos junto aos Órgãos Delegados da Rede", acrescenta.


Presente nas atividades de "campo", assim como a Superintendência de Goiás e demais estados da federação, a Surrs atua no apoio ao desenvolvimento das atividades delegadas à RBMLQ-I nas suas execuções orçamentárias e financeiras; e cumpre as diretrizes e determinações emanadas pela Presidência do Inmetro.


A Surrs tem um papel fundamental na disseminação de tecnologias junto aos órgãos delegados. O Sistema de Gestão Integrado (SGI), desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Surrs, possui um alto nível de informatização das atividades, interligando os órgãos delegados da RBMLQ-I. Como resultado da utilização de processos virtuais, há significativa redução na emissão de documentos e contribução para sustentabilidade e economia na gestão. Dessa forma, gera maior confiabilidade, agilidade e segurança nas informações e nos serviços prestados.


A Superintendência conta também com uma unidade do Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação (Cicma) que, articulada com a unidade da Sede do Inmetro, contribui para concepção de cursos em educação a distância. Destaca-se dentro desse escopo o Curso de Formação de Agentes em Metrologia e Avaliação da Conformidade.


"Outro projeto de extrema relevância é o cadastramento de oficinas de selagem e o credenciamento de postos de ensaio de cronotacógrafos, com abrangência nacional", afirma Camila.


Cumprindo a missão institucional do Inmetro, sem perder de vista às especificidades dos processos finalísticos, a Surrs volta-se para a identificação das necessidades de suas partes interessadas, tanto em nível regional quanto nacional, atuando em sinergia com os demais estados da federação e com foco nos resultados operacionais e institucionais.


Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Rua 148, s/n

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    SEPN 511 Bl. B s/n AN 4

    Brasília - DF

    CEP: 70750-542

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3375-1000

    Av. Berlim, 627

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados.