Portal do Governo Brasileiro

Você está em: Instrumentos > Instrumentos de pesagem


Definição


Instrumentos de medição empregados para determinar a massa de um corpo, ou de um objeto qualquer, utilizando-se a ação da gravidade sobre este corpo. Esses instrumentos podem servir igualmente para determinar outras grandezas, quantidades ou características em função da massa. Comumente são conhecidos como balanças.


De acordo com seu método de operação, um instrumento de pesagem é classificado como um instrumento automático ou não-automático.


Instrumento de pesagem não-automático: são instrumentos que necessitam da intervenção de um operador durante o processo de pesagem, por exemplo, para depositar ou remover do receptor a carga a ser medida e também para obtenção do resultado. O instrumento permite observação direta dos resultados de pesagem, tanto mostrados como impressos; ambas as possibilidades são denominadas indicação. Um instrumento de pesagem não-automático pode ser graduado ou não-graduado, com equilíbrio automático, semi-automático ou não-automático.


Instrumentos graduados: instrumentos (balanças) que permitem a leitura direta do resultado total ou parcial da pesagem.

Instrumentos não-graduados: instrumentos que não possuem escalas numeradas em unidades de massa.

Instrumentos de equilíbrio automático: Instrumentos nos quais a posição de equilíbrio é obtida sem intervenção do operador.

Instrumentos de equilíbrio semi-automático: Instrumentos que possuem uma faixa de pesagem de equilíbrio automático no qual o operador intervém para modificar os limites desta faixa. Exemplo: balança com um dispositivo indicador em forma de escala graduada que indica até um determinado valor. Para medir a massa de um objeto além do valor máximo da escala é necessário que a balança possua, além da escala graduada, mais uma régua com um cursor com mais indicações.

Instrumentos de equilíbrio não-automático: Instrumentos nos quais a posição de equilíbrio é obtida inteiramente pelo operador.

Instrumentos com escalas de preço: Instrumentos que indicam o preço a pagar por meio de tabelas ou escalas de preços relacionados a uma faixa de preços unitários.

Instrumentos computadores de preço (instrumentos pesos-preço): Instrumentos que calculam o preço a pagar baseado na massa indicada e no preço unitário (balanças eletrônicas com indicação digital).

Instrumentos etiquetadores de preço: Instrumentos computadores de preço que imprimem o valor do peso, o preço unitário e o preço a pagar para produtos pré-medidos.

Instrumentos auto-serviço: Instrumentos destinados a serem operados pelo consumidor.


Os instrumentos de pesagem podem ser de Classe I - Especial; Classe II - fina; Classe III - média; ou Classe IIII - ordinária. Os instrumentos de pesagem de classes I e II são usados em laboratórios industriais, laboratórios químicos, em farmácias de manipulação, em casas de penhor e em pesagem de produto de alto valor monetário (ouro, drogas). As de classe III são utilizadas no comércio em geral, e as de classe IIII são usadas para pesagem de produtos sem grande valor comercial, na qual a incerteza da medição não precisa ser controlada porque a transação feita com o instrumento de pesagem é de baixo valor comercial, pouco impactando no resultado final da operação. Cada balança possui uma carga máxima que é o valor máximo de carga que pode ser medido nela. Além disso ela possui um valor de divisão que é a menor massa que pode ser indicada no mostrador. A maioria das instrumentos de pesagem comerciais em uso possuem uma carga máxima de 15 kg e uma divisão de 5 g.


Controle pelo Inmetro


O controle metrológico das bombas medidoras prevê tanto verificação inicial quanto a verificação subsequente anual.



Maiores informações


Portaria INMETRO / MICT nº 236 de 22/12/1994



Portaria INMETRO / MICT n. 236 em PDF Portaria INMETRO / MICT n. 236 em HTML
Aprovação do Regulamento Técnico referente à fabricação, instalação e utilização de instrumentos de pesagem não automáticos.

Portaria INMETRO / MDIC nº 166 de 17/05/2007



Portaria INMETRO / MDIC n. 166 em PDF Portaria INMETRO / MDIC n. 166 em HTML
Retificar as disposições do Regulamento Técnico Metrológico aprovado pela Portaria Inmetro nº 236/94, no que se refere ao subitem 1.2, Campo de Aplicação.

Portaria INMETRO / MDIC nº 266 de 21/09/2009




Portaria INMETRO / MDIC n. 266 em PDF Portaria INMETRO / MDIC n. 266 em HTML
Retificar as disposições estabelecidas no artigo 1º da Portaria Inmetro nº 166/2007, no que se refere a alínea "d" do subitem 1.2.1, que passa a ter a seguinte redação: "d) Determinação da massa na prática de profissionais da área da saúde no que concerne à pesagem de pacientes por razões de controle, de diagnóstico e de tratamento, bem como na determinação da massa no que concerne a pesagem de pessoas interessadas em obter o seu peso em farmácias."

Nossos Endereços

  • Prédio da Rua Santa Alexandrina

    PABX: (21) 2563-2800

    Rua Santa Alexandrina, 416

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém

    PABX: (21) 2679-9001

    Av. Nossa Senhora das Graças, 50

    Xerém - Duque de Caxias - RJ

    CEP: 25250-020

  • Prédio da Rua Estrela

    PABX: (21) 3216-1000

    Rua Estrela, 67

    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ

    CEP: 20251-900

  • Superintendência de Goiás - Surgo

    PABX: (62) 3237-3500

    Rua 148, s/n

    Setor Sul - Goiânia - GO

    CEP: 74170-110

  • Brasília

    PABX: (61) 3340-1710

    SEPN 511 Bl. B s/n AN 4

    Brasília - DF

    CEP: 70750-542

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs

    PABX: (51) 3375-1000

    Av. Berlim, 627

    São Geraldo - Porto Alegre - RS

    CEP: 90240-581

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados.