Associação: crie relações

Existe um ponto de conexão que conjuga todas as coisas e está presente em tudo. Desde a mais ínfima manifestação até a concepção mais sutil de vida. A vibração do átomo corresponde aos seus ciclos de nascimento, vida e morte, e milhões deles dão vida a uma célula. Da mesma forma, os ciclos de vida de bilhões de células dão vida a um ser humano, e bilhões de seres humanos ao planeta terra. Analogamente, a terra como elétron, tem o sol como núcleo e faz parte do sistema solar, como átomo. Voltamos ao ponto de origem. Esta é a mesma idéia do "Homem, conhece-te a ti mesmo, que tu conhecerás o universo e os deuses."

Erich Fromm, psicócolo alemão, na sua grande obra "A arte de amar", propõe o amor como este ponto de comunhão entre as pessoas, nesta passagem: "Amo em ti a todos, amo através de ti o mundo, amo a mim mesmo em ti." Plotino, como já citado aqui, sintetiza a mesma idéia em sua máxima: "Conjugai o que há de divino em vós, com o que há de divino no universo." A mesma idéia pode ser compreendida ao estudarmos o DNA, e chegarmos à conclusão de que cada cadeia possui todo o código genético humano, da mesma forma como uma gota d'água contém todo o oceano.

Leonardo Da Vinci via conexões entre todas as coisas, e a partir deste princípio que ele conseguia desconstruir qualquer mecanismo. Partindo do pressuposto que todas as coisas possuem um ponto de origem comum, ao interpretar este "código genético", ele conseguia remontar qualquer idéia. Sua capacidade de associação lhe permitia discorrer horas a respeito de qualquer idéia, pois ele partia da idéia comum, do princípio de conessione.

A comunhão é o que nos conecta com a natureza das causas. A partir do momento em que compreendemos nossa participação dentro daquilo que buscamos, passamos a compreender melhor o processo regente. É como desmontar um relógio buscando entender como ele funciona e compreender que o mecanismo que move ele está regido pelo mesmo tempo que o nosso. A partir deste ponto comum entre as coisas que se gera o conhecimento da causa. Precisamos encontrar algo que se familiarize com o processo que já conhecemos para que possamos remontá-lo de acordo a forma como o compreendemos.