• Percepção: estimule sua imaginação

A relação do ser humano com os sentidos, sempre foi tema de profundo estudo por parte de grandes filósofos da história. Platão, em sua teoria da idéia, falava da existência de dois planos, o arquetípico e o sensorial. A dimensão dos arquétipos seria o berço das idéias, relativo às aspirações da alma, e por isso era permanente, puro e uno. Já a dimensão dos sentidos, por ser um reflexo das idéias, era instável, efêmero e dual. A percepção, neste sentido, seria a capacidade de trazer as idéias do plano arquetípico para o sensorial, através do uso da imaginação. Desta forma, teríamos a percepção como um canal de acesso a idéias que escapam à nossa própria razão. Aristóteles, discípulo de Platão, que tinha uma filosofia menos metafísica, defendia que o conhecimento tinha princípio nos sentidos, pois é através deles que temos nosso primeiro contato com o mundo. Para ele, toda definição científica partia de uma conhecimento que pudesse ser concebido pela razão.

Para Leonardo Da Vinci, todo o conhecimento tinha origem em nossas percepções. O princípio de Percepção nos fala em enriquecer nossas experiências através da transmutação das sensações. Não só ver, mas enxergar; não só ouvir, mas escutar; não só sentir, mas perceber. Da Vinci buscava integrar todos os sentidos para ampliar os horizontes de cada nova experiência. Ele usava sua percepção para chegar até o princípio das causas e nunca se satisfazia com aquilo que somente os seus sentidos pudessem lhe oferecer.

A percepção é um dos recursos que podem estimular a criatividade dos alunos em criar novas soluções para velhos problemas. Considerando que cada pessoa possue uma experiência pessoal e intransferível, não podem haver conceitos absolutos dentro do aprendizado pessoal. O aluno precisa ter a liberdade de imaginar, de construir novos processos com base na sua experiência de vida, para que o conhecimento tenha para ele um sentido real.