• Desafio: enfrente o desconhecido

A luz e a sombra são duas presenças constantes que acompanham o ser humano desde os primórdios da história. Muitos filósofos buscaram compreender a relação destas duas polaridades. Plotino, filósofo neoplatônico, defendia que o bem e o mal são complementares, que um começava onde o outro acabava, e que não existiam sombras, mas sim a ausência de luz. Os princípios de sombra e luz sempre estiveram muito ligados à consciência humana, pois quando o homem age de acordo com o dever, de forma consciente, ele age na luz. Carl Jung, psiquiatra suíço, dizia: "a sombra é inconsciente". Krishna, em um trecho do tratado hindu Bhagavad Gita, instruía a Arjuna: "O conhecedor da verdade não permite a sombra do ganho pessoal atacar o caminho do dever". E falando de dever, defendia Immanuel Kant, filósofo alemão: "O ser humano deve agir pelo dever e não pela inclinação". Reunindo estes conceitos, temos que a sombra só se torna presente no ser humano, quando ele deixa de agir conforme o dever, o que o distancia de sua própria natureza.

Sfumato foi uma técnica desenvolvida por Leonardo Da Vinci, em que ele conseguia reproduzir com fidelidade a textura da pele humana, através de uma série de camadas de tinta que davam um efeito de esfumaçado. O mestre se aprofundava tanto no estudo de cada obra que entrava em comunhão com a natureza do objeto em estudo. Era quase um processo de decantação onde ele removia todas as impurezas de intençào para deixar passar somente a mais pura e bela manifestação da idéia. Talvez isso explique o profundo mistério que guarda cada obra sua. Como disse Plotino, antes de morrer: "Conjugai o que há de divino em vós, com o que há de divino no universo". Talvez tenha sido essa a chave de Da Vinci para alcançar profundo conhecimento em cada coisa, e trazer luz à tudo aquilo que ele fazia. O princípio do Sfumato significa trazer luz à nossa consciência através da excelência de cada uma de nossas ações.

O desafio do desconhecido é um dos processos-chave na busca de novos horizontes na educação. Reconstruir o aprendizado em si é um processo de auto-conhecimento, logo, passa por desafios aos quais temos que enfrentar cotidianamente. Descobrir é desvelar o desconhecido, é ter contato com o mistério, é enfrentar desafios. O princípio de Sfumato na técnica de Da Vinci nos fala em desconstruir os conceitos para que possamos os compreender em sua integridade e reconstruí-los dentro de nossa experiência de vida. A física quântica já antecede alguns destes preceitos quando afirma que nada é absluto, e sim, relativo. O potencial está latente em cada um de nós, mas para isso precisamos desbravar o desconhecido para que possamos chegar até lá. O educador neste processo precisa alcançar as ferramentas para que o aluno possa promover sua própria jornada.