CICMAC - Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade

• Curiosidade: questione sobre tudo

Apesar de atualmente não ser reconhecido como educador nato dentre outras tantas aptidões que exercia, a filosofia de Leonardo Da Vinci representa uma grande escola para a vida. As pesquisas em torno de sua vida e obra nos mostram um gênio sem prescedentes, que conseguia elevar em excelência tudo que fazia e interagir com o meio em que vivia como se fosse parte constituinte do todo.

Suas anotações viraram patrimônio histórico e muitas de suas invenções hoje estão aplicadas como princípios nos dispositivos mais elementares que conhecemos. Seus cadernos de anotações são verdadeiras relíquias, que exploram um universo a parte do saber, mas sua metodologia de aprendizado ainda não chegou a se estabelecer como um modelo educacional.

Leonardo Da Vinci se auto-entitulava discípulo da experiência, e cada situação da vida para ele era uma nova oportunidade de aprendizado. Sua produção científica não se restringe a uma área em específico, e ele consegue transitar entre várias, estabelecendo laços que unem as idéias de forma que possam ser compreendidas dentro de um princípio comum.

Esta capacidade lhe abilitava a discorrer livremente sobre qualquer tema, por compreender o princípio que construía cada idéia. Isso seria hoje para a ciência, o mesmo que reconstruir um organismo qualquer com base no mapeamento do genoma da espécie. Leonardo Da Vinci tinha a capacidade de fazer isso com as idéias.

Michael Gelb em seu livro "Aprenda a pensar com Leonardo Da Vinci", explora sete princípios que estruturaram o pensamento do mestre renascentista. Após muitos anos de pesquisa sobre as idéias e a filosofia de Da Vinci, Gelb apresenta uma rica exposição de conceitos que demonstram a forma como pensava Leonardo em sua época. Os sete princípios descritos por Michael Gelb nos abrem uma nova dimensão no campo do saber, onde o aprender não se limita ao ato de reter informações, mas se expande ao passo que interagimos com o meio em que vivemos e integramos cada aprendizado à nossa experiência de vida.

Com base nestes principios foi estruturado um ciclo de aprendizagem que resgata o pensamento de grandes filósofos da história, traçando paralelos entre idéias e demostrando homogeneidade do pensamento humano, que não está condicionado ao tempo, mas é inerente à própria natureza do ser humano. O ciclo de aprendizagem apresentado logo abaixo tem por objetivo propor um método de resgate da filosofia aplicada à educação, de forma que tanto o aluno quanto o professor tenham uma rica experiência na busca pelo saber.

Página Inicial | Cursos | Seminários | Palestras | Agenda | Projeto EDUCIRE | Multimídia
Institucional | Mapa do Site | Contato

INMETRO-RS / Todos os direitos reservados