• Integração: integre mente, corpo e espírito

"Homem, conhece-te a ti mesmo e tu conhecerás o universo e os deuses". Esta frase, presente na entrada do Óraculo de Delfos na Grécia, nos revela uma chave de compreensão para os mistérios da natureza humana. A tradição clássica nos fala que o homem é uma extensão da obra divina, e como tal, possui elementos que estão presentes em toda sua composição. Ar, fogo, água e terra, somos um universo em miniatura. Os hindus propõe que o homem é formado por sete corpos, sendo quatro inferiores relativos à personalidade (físico, vital, astral e mental), e três superiores referente ao nosso espírito (intuição, amor e vontade). Para os gregos esta constituição era ternária: soma (físico e vital), psique (astral e mental) e nous (tríade hindu). A doutrina hindu nos ensina que para o ser humano poder viver em plenitude com a tríade, é preciso harmonizar os quatro corpos inferiores.

Para Leonardo Da Vinci, era preciso integrar corpo, mente e espírito para alcançar as idéias. Para ele, viver de acordo com aquilo que se pensa era uma condição moral. Giorgio Vassari, seu biógrafo, dizia que por onde ele passava encantava a todos, pois refletia em seu comportamento, tudo aquilo que ele cultivava no espírito. O princípio de Corporalitá fala em incorporar nossas idéias e aspirações mais elevadas. Parafraseando o mestre, "toda a parte tem a predisposição de unir-se ao todo para escapar à sua própria imperfeição."

A integração destes três princípios formam o caráter de um indivíduo, e a educação como processo de formação humana não pode disassociar nenhum deles. O corpo é um reflexo da mente e a mente do espírito (centelha vital). Aquilo que o espírito (natureza) nos reserva só pode ser compreendido por uma mente lúcida e ser executado por um corpo saudável. O aluno só chega a uma experiência completa se compreende o processo de aprendizado nestas três estâncias, a lógica que faz para a mente, a ação que realiza para o corpo e o princípio que estabelecesse no espírito.